Festival reúne 25 casas e 100 receitas inéditas de pratos típicos de brunch e drinques com Chandon. Bar da Dona Onça, Jacarandá, Sarrasin e Sympa estreiam nesta edição
Café da manhã com ar de almoço ou um almoço com ar de café da manhã? No caso do brunch, literalmente a mistura dos dois, café da manhã (breakfast) com almoço (lunch). Originalmente inglês, uma tradição nos EUA e um conceito que ganhou força por aqui depois do lançamento do Brunch Weekend, o brunch ganha, nos fins de semana de abril, mais uma edição do festival gastronômico inteiramente dedicado a esse momento. O 3º Brunch Weekend tem início neste sábado (01/04/17) e acontece em 25 endereços – dentre restaurantes, pubs, bares, cafés, hamburguerias e pâtisseries – da cidade, geralmente das 11 às 17 horas, dependendo dos dias e dos horários de funcionamento de cada casa.
Dentre os estreantes desta edição estão a chef Janaina Rueda, do premiado Bar da Dona Onça, do Edifício Copan, no centro da cidade; o francês Sympa, dos Jardins; o Jacarandá, restaurante de alma sul-americana e que reúne, em seu espaço em Pinheiros, também um armazém, com pães e sorvetes artesanais e itens de pequenos produtores; o Sarrasin, da Vila Olímpia, casa especializada em galettes e crepes. Participam da 3ª edição do Brunch Weekend as seguintes casas de São Paulo: Ale Tedesco Bakery, Antonietta Cucina, Bar da Dona Onça, Caffé Ristoro (do Museu Casa das Rosas), Camden House, Cateto Pinheiros, Clos, Condessa Bistrô, D’Macarons, Jacarandá, La Cucina Piemontese, Laundry Deluxe, LM09, Mercearia do Conde, MoDi (Shopping Morumbi), PAO (Padaria Artesanal Orgânica), da Bienal, do Parque do Ibirapuera, Paribar, Restrô, Sandoui, Sarrasin Bistrô, Sweetshop e Sympa.
A ideia é trazer para São Paulo um pouco da cultura e do estilo nova-iorquino do brunch. O pequeno almoço tardio, perfeito para os dias de preguiça, em que se acorda mais tarde, trará itens típicos de café da manhã (pães, bolos, sucos, frutas, geleias), os clássicos do brunch americano (panquecas, muffins, french toast, cinnamon rolls), mas também pratos mais reforçados (batatas, ovos com bacon, ovos Benedict, Croques Monsieur e Madame). Para celebrar, espumante Chandon, que patrocina, desde a primeira edição, o festival, em drinques como Chandon Mimosa e Chandon Pink Mimosa, a novidade da temporada, coquetel que reúne morangos, suco de grapefruit (toranja) e o refrescante Chandon Passion. Os chefs darão, ainda, um toque tropical ao evento, com ingredientes locais e delícias bem brasileiras, como pão de queijo, goiabada e tapioca. Cada casa montou seu menu de brunch, à la carte, pelo preço fixo de R$ 49 (1 drinque Chandon incluso).
Serão mais de 100 receitas inéditas de pratos e drinques típicos de brunch. Dentre os clássicos, não poderia faltar o prato nova-iorquino Eggs Benedict. O casal Le Grand Benedict, dois clientes tradicionais do restaurante Delmonico, de Nova York, é responsável pela criação, em 1920. Enfadada com as opções do menu, a senhora Le Grand Benedict pediu algo original. Como resposta, o restaurante criou o que se tornaria um clássico de brunch pelo mundo afora: ovos pochês, com presunto salteado na manteiga, cobertos com molho holandês e servido sobre muffins ou torradas. No festival, o prato estará nos menus da Mercearia do Conde, em Pinheiros, na descolada lavanderia, mix de restaurante, bar e galeria de arte, a Laundry Deluxe, e no Sandoui, sanduicheria que fica também nos Jardins.
Um aconchegante e romântico bistrô, o Sarrasin, localizado na Vila Olímpia, tem decoração provençal e menu com receitas típicas da região noroeste da França, a Bretanha. Para a sua estreia no festival, a casa traz itens de seu menu de boulangerie, com brioches e croissants assados na hora. Uma das dicas é o sanduíche Croque Monsieur, que reúne brioche caseiro, molho béchamel, queijo brie e presunto. O Croque Monsieur (literalmente, do francês croque, “estala nos dentes” e monsieur, “senhor”) é um clássico que surgiu nos cafés parisienses em 1910. O menu traz ainda a especialidade da casa, as galettes, crepes salgadas cuja massa tem o trigo-sarraceno como principal ingrediente. Sem glúten, rico em fibras e ômega 3, o trigo sarraceno é crocante e versátil. Para harmonizar, o bistrô propõe uma bebida revitalizante, o Detox das Francesas (suco que combina maçã, pepino, cenoura, beterraba, gengibre e couve). Brunch com saúde e sabor.
Criatividade com técnica, assim é o Sympa, restaurante francês de alma moderna, sob o comando do jovem chef mineiro Thiago Cerqueira (ex-Brasserie, Tartar & Co., Allez Allez, Le Repas, La Maison est Tombée, dentre outros restaurantes franceses de São Paulo, Florianópolis e Salvador). Adepto da bistronomia e do conceito de “neobistrô”, o Sympa busca uma cozinha francesa mais moderna e informal. Para a sua estreia no Brunch Weekend, o chef propõe um menu versátil, explorando as fornadas quentinhas de pães feitos diariamente no restaurante, em pratos como a Caçarola de Cogumelos, Tomate Assado e Ovos com Pão de Campagne e uma releitura do Club Sandwich, mas recheado de salmão e coalhada no pão caseiro.
Já veterano no festival, a Mercearia do Conde, sob o comando da restauratrice Maddalena Stasi, no Jardim Paulistano, traz clássicos como a rabanada e dá um toque especial ao drinque Mimosa, com suco de mexerica, uma tradição da casa. O restaurante acaba de completar 25 anos e preserva história e memórias do antigo armazém. Localizado numa colorida casa de esquina, o restaurante é cheio de resquícios da antiga mercearia, com azulejos brancos nas paredes, sacolas penduradas, oratórios, quadros, espelhos, obras de arte, fadas e equilibristas pendurados no teto.
O Antonietta Cucina – também estreante do Brunch Weekend – fica numa charmosa casa na rua Mato Grosso, na Consolação. Homenagem à nonna Antonietta, matriarca da família fundadora da casa, o espaço é comandado pelo restaurateur e chef Milton Freitas e pelo sommelier Alessandro Tagliari. O restaurante, detentor dos títulos Bib Gourmand Michelin e Ospitalità Italiana, oferece, a preços convidativos, uma cozinha autoral de raiz italiana. No festival, um dos destaques são as focaccias e os paninis artesanais. Feitos na casa, os pães têm fermentação natural e longa, de 24 horas. O resultado é uma massa leve, com recheios como mozarela de búfala, tomate e manjericão e duo de ovos orgânicos.
Dos mesmos donos do Antonietta, o Jacarandá aposta em omeletes com queijo da Serra da Canastra e mix de folhas orgânicas e numa crocante torta de maçã com canela e açúcar mascavo para a sua estreia no Brunch Weekend. Instalado em um belo jardim em Pinheiros, o restaurante teve seu salão construído ao redor de um romântico jacarandá. De alma sul americana, apresenta uma cozinha focada no ingrediente e respeito à natureza orgânica do produto, com um armazém com itens à venda de pequenos produtores.
Delicado, intimista e repleto de arte por todos os lados, o Condessa fica no coração da Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, e participa mais uma vez do Brunch Weekend. O restaurante é bike e pet friendly na área da varanda, o que dá um charme todo especial para os brunches aos domingos. No menu, uma culinária ousada, com sotaques variados, tanto influências brasileiras quanto orientais, com uma pitada tailandesa, e a preocupação em trazer opções veganas e orgânicas. Para o festival, a chef Flávia Marioto (também professora de ioga e mais conhecida pelo seu nome espiritual Shanti Nilaya) propõe opções sem glúten, como a crepioca, com Mozarela de Búfala, Tomate Fresco e Brotos, junto com o drinque sensação desta temporada do brunch, o Chandon Pink Mimosa, que reúne morangos, grapefruit e Chandon Passion.
Inspirado no bairro londrino Camden Town, um dos mais boêmios e descolados da capital inglesa, o Camden House é o primeiro gastropub de São Paulo e já um veterano no Brunch Weekend. No menu da premiada chef Elisa Hill (prêmio de melhor cozinha de bar, de 2015, pela revista Veja São Paulo), está o Full English Breakfast, um reforçado prato para começar muito bem o dia, reunindo linguiças suínas caseiras, cogumelos, tomate rôti, ovos fritos, bacon artesanal, feijão assado e o pão da casa.
De brunch francês a inglês, dos saudáveis aos brasileiríssimos, com direito a pão de queijo, tapioca e até crepioca, opções não vão faltar no Brunch Weekend. Festival cosmopolita e astral, para celebrar as delícias da vida, sem pressa.

Com opções saudáveis e veganas, a chef Flávia Marioto propõe crepioca recheada de mozarela de búfala, tomate fresco e brotos no charmoso Condessa Bistrô, da Vila Nova Conceição. Crédito das fotos: Mario Rodrigues.

O gastropub Camden House, do Itaim Bibi, é veterano no Brunch Weekend. A premiada chef Elisa Hill aposta no Full English Breakfast, opção reforçada para o brunch e com vários clássicos ingleses, como linguiça e bacon artesanais, feijão assado e o pão da casa.

Estreante no Brunch Weekend, o Antonietta Cucina, de Higienópolis, apresenta paninis e focaccias da casa, feitos com fermentação natural e longa, além do cuidado com os ingredientes, como o duo de ovos orgânicos.
Serviço e menus:
Brunch Weekend
Tel. 11 3086-3550
Instagram: @brunchweekend
Facebook: /BrunchWeekend
ANTONIETTA CUCINA
www.antoniettasp.com.br
Endereço: Rua Mato Grosso, 402 – Higienópolis
CEP: 01239-040 – São Paulo
Telefone: 11 3214-0079
Menu do Festival (R$ 49, inclui 1 opção salgada, 1 opção doce e uma taça de drinque):
Opção salgada:
– Focaccia ou Panini Artesanal (nos sabores de: Mozarela de Búfala, Tomate e Manjericão ou de Mozarela de Búfala, Presunto Parma e Rúcula). Ambos acompanham duo de ovos orgânicos fritos e fatias de presunto parma italiano.
Opção doce:
– Panna Cotta con Salsa di Frutti di Bosco (típica sobremesa italiana da região de Piemonte à base de creme de leite e fava de baunilha fresca com calda de frutas vermelhas) ou Torta di Cioccolato con Pere e Miele (bolinho cremoso de chocolate com pera cozida na laranja e mel orgânico)
Drinque: Chandon Mimosa (suco de laranja com Chandon Brut) ou Chandon Bellini (suco de pêssego com Chandon Brut)
Horário do Brunch: sábados e domingos, das 8h30 às 12h.
Facebook: /antoniettasp
Instagram: @antoniettacucina
CAMDEN HOUSE
www.camdenhouse.com.br
Endereço: Rua Manuel Guedes, 243 – Itaim Bibi
CEP: 04536-070 – São Paulo
Telefone: 11 2369-0488
Menu do Festival (R$ 49):
Full English Breakfast (linguiças suínas caseiras, cogumelos, tomate rôti, ovos fritos, bacon artesanal, feijão assado e pão da casa) com Chandon Mimosa (Chandon Brut com suco de laranja).
Horário do Brunch: sábados e domingos, das 10h às 16h.
Facebook: /camdengastropub
Instagram: @camdengastropub
CONDESSA BISTRÔ
www.condessabistro.com.br
Endereço: Rua Bueno Brandão, 66 – Vila Nova Conceição
CEP: 04509-020 – São Paulo
Telefone: 11 3845-9607
Menu do Festival (R$ 49, incluindo 1 opção salgada, 1 bowl de frutas e 1 taça de drinque):
Opção salgada:
– Tostadas Mistas de Avocado e de Homus
– Crepioca com com Mozarela de Búfala, Tomate Fresco e Brotos
– Tostadita Mexicana
Fruta:
– Bowl de Frutas com Granola e Iogurte
Drinque:
– Chandon Pink Mimosa (suco de grapefruit – toranja, Chandon Passion e morango)
– Honey Yellow Mimosa (manga, cardamomo e hortelã)
Horário do Brunch: domingos, das 9h30 às 11h30
Facebook: /condessabistro
Instagram: @condessabistro
JACARANDÁ
www.jacarandabr.com.br
Endereço: Rua Alves Guimarães, 153 – Pinheiros
CEP: 05410-000 – São Paulo
Tel.: 11 3083-3003
Menu do Festival (R$ 49, inclui 1 opção salgada, 1 opção doce e 1 taça de drinque):
Opção salgada:
– Pan de Abuela (pão artesanal da casa, creme de espinafre com queijo da Serra da Canastra, ovo frito e minissalada de folhas verdes orgânicas)
– Omelete de Queijo de Canastra (omelete de três ovos orgânicos com queijo real da Serra da Canastra e minissalada de folhas verdes orgânicas)
Opção doce:
– Bolo de Chocolate Belga com Calda de Frutas Vermelhas
– Torta de Farinha de Amêndoa e Maçã com Canela e Açúcar Mascavo
– Untuoso Creme de Café
Drinque:
– Chandon Mimosa (suco de laranja com Chandon Brut)
– Chandon Hibiscus (infusão de hibiscos orgânicos e Chandon Brut)
Horário do Brunch: sábados e domingos, das 8h30 às 12h.
Facebook: /jacarandabr
Instagram: @jacarandabr
MERCEARIA DO CONDE
www.merceariadoconde.com.br
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 217 – Jardim Paulistano
CEP: 05415-010 – São Paulo
Telefone: 11 3081-7204
Menu do Festival (R$ 49):
Ovos Beneditinos com Salmão Gravlax e Molho Holandês, Pancake com Maple Syrup ou Minirrabanada Clássica e Chandon Mimosa de Mexerica.
Horário do Brunch: sábados e domingos, das 12h às 15h.
Facebook: /merceariadoconde
Instagram: @merceariadoconde
SARRASIN BISTRÔ
www.sarrasin.com.br
Rua Olimpíadas, 360 – Shopping Vila Olímpia – Piso Térreo
Vila Olímpia – CEP: 04551-000
Tel. 11 4119-1655
Menu do Festival (R$ 49):
Opção 1: Tábua de Queijos com Geleia de Tomate, Croque Monsieur, Chandon Mimosa e Suco Detox das Francesas.
Opção 2: Galette Rodin, Pain Perdu, Chandon Mimosa e Suco de Limão.
Horário do Brunch: sábados e domingos, das 11h às 17h.
Facebook: /sarrasinbistro
Instagram: @sarrasinsp
SYMPA
www.symparestaurante.com.br
Rua Haddock Lobo, 1002, Jardim Paulista
CEP: 01414-000 – São Paulo
Tel.: 11 3061-2295
Menu do Festival (R$ 49, inclui entrada, prato principal, sobremesa e 1 taça drinque):
Entrada:
– Tartine de Queijo de Cabra e Tomate
– Verrine de Atum e Aïoli de Batata-Doce e Wasabi
Principal:
– Caçarola de Cogumelos, Tomate Assado e Ovos com Pão de Campagne
– Club Sanduíche de Salmão e Coalhada no Pão da Casa
Sobremesa:
– Pain Perdu
– Sopa de Frutas Vermelhas
Drinque:
– Chandon Mimosa (suco de laranja com Chandon Brut)
– Chandon Club Uva (xarope de Chandon, vodka, uva Itália e Club Soda)
Horário do Brunch: aos sábados, das 12h às 16h; aos domingos, das 12h às 17h.
Facebook: /symparestaurante
Instagram: @symparestaurante
Tags:Antonietta, Antonietta Cucina, beber, bistro, brunch, Brunch Weekend, Camden, comer, comer e beber, comida, Condessa, Condessa Bristo, cozinha, Cucina, Gastronomia, jardins, restaurante, serafin, sympa