fbpx

Novidades

Tiger 1200 ganha mais modelos no mercado brasileiro: Alpine e Desert

Guarda Golf Hotel & Spa lança promoções e eventos para a temporada de inverno de Crans-Montana, Suíça

Tauá de Hotéis apresenta o Tauá Resort Alexânia

5 destinos próximos de Brasília para conhecer de carro

EDP, Audi, Porsche e VW inauguram primeiro eletroposto da maior rede de recarga ultrarrápida de veículos elétricos da América do Sul

Salvatore Ferragamo: família Viva chega às boutiques do Brasil

UNICO 20º87º Hotel Riviera faz homenagem a uma das mais emblemáticas tradições mexicana

Hotéis Hilton apresentam novos protocolos de segurança e bem-estar oferecendo office room para profissionais

Paraty retoma agenda cultural com Festival de Gastronômico e Flip virtual

Blue Tree Towers Caxias do Sul participa da 2ª Semana Municipal da Gastronomia e 8ª Viagem dos Sabores

Terraço Itália celebra dia do macarrão com menu especial

TAG Heuer apresenta dois novos relógios inspirados no Ayrton Senna

Os belos jardins da Ilha da Madeira

Resort em Santa Catarina lança um novo modelo de eventos para grandes e médias organizações mesmo com distanciamento social

O Hotel Xcaret México é classificado com 5 diamantes e um dos melhores do México

Os hotéis do Alentejo com as melhores experiências em contato com a natureza

Tauá Grande Hotel Termas de Araxá recebe a 9ª edição do Fli Araxá

Delivery de comida chinesa promove novo jeito de consumo

Santuário do Caraça é destino concorrido em Minas Gerais

Quatro lugares para visitar em Angola por Camila Silveira

5 razões para conhecer o Alentejo de bicicleta

Destaques / Viagens / 21/07/2020

Região portuguesa de Alentejo tem belas paisagens e ótima infraestrutura para receber ciclistas

Além de ser a maior região de Portugal, o Alentejo é também uma das mais bonitas do país. Sua extensão territorial, que vai desde a fronteira com a Espanha até a costa atlântica, apresenta uma variedade de ambientes e paisagens que vão desde a área mais montanhosa da Serra de São Mamede, até praias desertas do sudoeste alentejano, passando por planícies, colinas ondulantes e vinhas a perder de vista.

Neste momento em que o mundo começa a pensar em turismo novamente, as viagens para destinos com população reduzida e natureza abundante, em que os viajantes podem estar ao ar livre, o Alentejo desponta como uma opção ideal.

Marvão, Alentejo | Foto: Vitor Carvalho

Uma das maneiras mais interessantes de conhecer a região é sobre duas rodas: há inúmeras possibilidades para os ciclistas e cicloturistas no Alentejo, que é extremamente acessível para pedalar. Confira cinco razões para conhecer este destino em uma bike!

1. Conta com uma rede de estradas secundárias quase sem carros
Grande parte das estradas nacionais, regionais e municipais do Alentejo são mantidas com dedicação e contam com pouco tráfego, o que as torna ideais para pedalar com tranquilidade e sempre em segurança. Por lá, é normal percorrer grandes distâncias em estradas secundárias sem encontrar nenhum carro.

Esta tranquilidade é perfeita também para apreciar a paisagem, os sons e os aromas característicos das áreas rurais, agrícolas e florestais, de uma forma mais intensa e profunda. Você irá se deslumbrar a cada metro pedalado nestas excelentes estradas, rodeadas de incrível beleza.

2. Pode ser explorada por ciclistas em qualquer nível de experiência
As planícies sem fim e colinas ondulantes são ótimas para todos os tipos de ciclistas, sejam eles iniciantes ou experientes, uma vez que a topografia do terreno é suave, quase sem variações.

Para um iniciante pedalar na região norte do Alentejo, que é mais montanhosa, basta começar a visita pela bonita e fortificada cidade de Marvão, situada no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede. De lá, é possível pedalar todo o Alentejo de norte a sul ou em direção ao litoral sem nunca precisar enfrentar subidas muito longas ou íngremes.

Isso não significa que ciclistas experientes irão ficar entediados: há desafios para quem procura por eles! Uma opção é fazer o percurso contrário, subindo a Serra de São Mamede ou, mais ao sul, a Serra de Ossa.

Elvas | Foto: Turismo de Alentejo

3. Há empresas especialistas em roteiros de bicicleta
Se você nunca viajou de bicicleta ou está inseguro, fique tranquilo: o Alentejo conta com empresas especialistas neste tipo de viagem. A Live Love Ride, por exemplo, organiza viagens de ciclistas em grupo com direito a guia, em um roteiro especial, passando por atrações inesquecíveis da região e com um veículo de apoio, responsável por levar a bagagem dos viajantes e preparado para auxiliar em caso de necessidade. Além disso, eles também fornecem todo o equipamento necessário.

4. É uma região extremamente segura
Portugal está entre os países mais seguros do mundo, e o Alentejo é uma das regiões mais seguras de Portugal. O destino conta com uma baixa densidade populacional e uma taxa de criminalidade ainda mais baixa.

As próprias estradas são seguras aos ciclistas, mesmo se não houver ciclovias ou ciclofaixas. Isso porque há pouco tráfego de carros e os motoristas tratam os ciclistas com respeito. Para manter-se em segurança, o ideal é evitar estradas como Itinerários Principais (IP), que conectam as maiores cidades, que contam com mais automóveis circulando e apresentam uma velocidade permitida mais alta. As estradas secundárias são ótimos caminhos alterativos e contam com excelente asfalto.

Para completar, em hotéis e restaurantes alentejanos, os turistas encontram as melhores práticas de higiene, planejadas e postas em prática em conjunto com a autoridade de saúde de Portugal, que permitem uma estadia segura.

5. A tranquilidade reina no Alentejo
A região alentejana representa um ideal de paz e tranquilidade. Sua paisagem de horizonte largo e colinas ondulantes dá calma e coloca o turismo em um ritmo sereno.

Essa tranquilidade provoca também uma calmaria interior de forma natural, mesmo para quem mora em grandes metrópoles. O corpo relaxa e integra-se ao ambiente que o rodeia. Esta desaceleração permite desfrutar verdadeiramente o tempo passado na região, saborear a comida e o vinho e apreciar as belas estradas.


Tags:, ,



Elite Magazine




Post Anterior

Sul da Bahia: Txai Resort Itacaré indica passeios com aventura e emoção

Próximo Post

Weber Haus lança bebida com jambu, pimenta dedo de moça e canela





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Sul da Bahia: Txai Resort Itacaré indica passeios com aventura e emoção

As opções são indicadas para quem deseja conhecer o Sul da Bahia Quem procura um lugar com aventura e emoção...

21/07/2020