fbpx

Novidades

Hendrick’s Gin e Sip Lovers proporcionam venda de coquetéis engarrafados

Slaviero Hotéis anuncia novo hotel no portfólio em São Paulo

Save The Planet: Hard Rock Curitiba lança campanha para o Dia da Árvore

Naomi Campbell brilha em evento da Bvlgari em Roma

Rio Coffee Nation acontece em outubro e transforma RJ na capital dos cafés especiais

Escovas dentais com cristais Swarovski e pasta com diamante unem sofisticação e luxo com saúde

Evino lança o vinho em lata Vibra!, sua primeira marca própria da bebida

Hotel em Campos do Jordão oferece experiência luxuosa para visitantes

Natal de Holambra, no Parque da Expoflora, também foi adiado para 2021

"Seu BBQ Merece um Jack" reforça o whiskey na ocasião de churrasco

Nayra Karinne participa de evento solidário que reúne grandes nomes do empreendedorismo e influenciadores digitais

Ministro do Turismo das Bahamas apresenta plano de turismo com visão de futuro

Australian Gold apresenta sua nova linha de proteção solar com fórmula que não agride corais

Hotel Bourbon Ibirapuera oferece experiência completa aos finais de semana com pacote de hospedagem e Festival Gastronômico

Anguilla tem alguns dos melhores restaurantes do Caribe

Jo&Joe chega em Medellín com um novo e inclusivo estilo de hospitalidade

Descubra o que o Txai Resort pode oferecer durante a retomada do turismo nacional

Will Smith vira anfitrião do Airbnb para celebrar 30 anos da série ‘Um Maluco no Pedaço’

Caminho de Santiago: do fim surgem novos começos

Pousada do Sandi celebra 30 anos e promove experiência gastronômica única em Paraty

Arquitetura em tempos de quarentena: é hora de reinventar

Arquitetura e Design / Todos / 13/07/2020

3 novas atitudes para adotar no dia a dia, segundo a arquiteta Sabrina Wernicke

Com a nova realidade imposta pelo isolamento social face aos riscos de transmissão do coronavírus (Covid-19), a maior parte das pessoas nunca observou – por tanto tempo e com tanta atenção – sua relação com o espaço da própria moradia. Palavras da arquiteta Sabrina Wernicke, que atribui ao período de quarentena a oportunidade que cada um tem, dentro de sua realidade, de reinventar o dia a dia.

“Alguns desafios, como separar os momentos coletivos da privacidade individual, criar espaços de lazer dentro de casa, saber manter a produtividade no trabalho em home office ou até mesmo desenvolver habilidades e passatempos adormecidos pela falta de tempo, podem ser solucionados com melhorias no âmbito da arquitetura e da reorganização de espaços”, diz.

Arquitetura em tempos de quarentena

Ela própria cita que comprovou suas observações quando postou nas redes sociais uma foto com seu marido, o fotógrafo Gal Oppido, com uma furadeira na mão e contou que estavam adaptando o apartamento em que residem para passar a quarentena. “Foi muito curioso receber as mensagens de amigos querendo saber como estávamos melhorando nossa casa. Tenho certeza de que a mesma foto não teria a mesma repercussão três meses atrás”, avalia.

De acordo com Sabrina, essa ressignificação da foto postada pode ser ainda mais profunda. “As pessoas desejam um novo estilo de vida, uma nova maneira de viver e se relacionar com seus espaços, reconhecendo-se em suas casas e aprendendo a morar com elas próprias”, argumenta. Para ela, o isolamento que se instaurou proporciona a oportunidade de dar início a este processo de mudança por meio da organização de um novo sistema para as residências que simplifique a rotina, deixe os espaços visualmente mais claros e de fácil entendimento para todos os moradores, evitando-se, assim, perda de tempo e estresse. “Como resultados dessa nova postura também se espera um consumo mais consciente, redução de gastos, espaços mais saudáveis e bem-estar para todos”, complementa.

Novos tempos pedem novas atitudes: arquitetura em tempos de quarentena 

1- Como manter foco, disciplina e produtividade em home office

Nesse período em que ainda está em vigor o distanciamento social e com muitas pessoas trabalhando em sistema de home office, a exemplo de estudantes que estão tendo aulas on-line, é importante eleger um espaço dentro da própria casa para essas atividades. O local pode ser pequeno, como ocorre, geralmente, em apartamentos de grandes cidades. Para residências com mais de dois moradores, o ideal é pensar em um lugar que possa ser fechado com portas para se garantir privacidade. Já no caso de duas pessoas vivendo no mesmo imóvel, esses espaços de trabalho podem estar na copa ou até nos corredores. Utilização de mesas retráteis que escondem uma área de trabalho, encaixes dentro de um armário ou trocar o criado-mudo por uma mesa são algumas possibilidades que podem contribuir para solucionar um projeto de home office que permita manter foco, disciplina e produtividade, seja no desempenho das atividades profissionais ou na execução de trabalhos escolares.

2- Por uma nova consciência de consumo 

O momento de pandemia que atinge a todos nos forçou a viver com menos em todos os setores da vida. Se pensarmos em nosso mundo atual da casa, tornou-se prioridade criar um sistema de organização que simplifique a rotina, na qual os moradores tenham autonomia para encontrar algo ou onde guardar, saber rapidamente os itens necessários para repor na despensa de alimentos, ter o necessário pensando que quanto menos coisas para tomar conta (limpeza ou manutenção), mais tempo terá para si ou para a família. Neste panorama, a organização de ambientes tem encontrado a semente da vontade de mudança, a qual já tinha germinado em muitas pessoas. Este momento, mais do que mostrar uma oportunidade para rever o consumo, convida a assumir uma posição mais consciente com a própria essência humana e com o planeta.

3- Pequenas adaptações, grandes mudanças

Particularmente, acho um desafio e tanto a proposta de Marie Kondo (escritora japonesa e especialista em organização pessoal), quando ela diz que devemos rever nossos itens materiais para identificar que, se eles não nos fazem feliz, devem ser descartados. Sinto que, muitas vezes, temos objetos que poderiam ser ressignificados ou pela função, pela composição estética ou por sua ordenação no espaço. Neste projeto feito a quatro mãos em parceria com a arquiteta Gabriela R. Gurgel fizemos um estudo minucioso de todos os objetos e móveis da moradora e desenvolvemos um estudo para reposicionar cada item no espaço, configurando, dessa forma, novas funções, composições e estéticas. O resultado desse trabalho fez com que as peças que a moradora não gostava tanto e pensava em descartar ganhassem um novo significado em sua “nova” casa.

Sabrina Wernicke arquitetura

Sobre Sabrina Wernicke

Nascida em Buenos Aires, com origens espanhola e alemã, Sabrina chegou ao Brasil ainda criança em 1986. Na capital paulista cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, onde a influência da arquitetura japonesa de Tadao Ando, em companhia dos mestres da Bauhaus e do modernismo brasileiro em figuras como Niemeyer e João Filgueiras Lima, são até hoje uma fundamental inspiração para seus projetos. Já formada, viveu em Barcelona, onde fez parte da equipe do Estudio de Interiorismo AM_Asociados desenvolvendo projetos e acompanhamento de obras comerciais, residenciais e na área de Retail por toda a Espanha. De volta ao Brasil, precisamente a São Pulo, iniciou sua trajetória própria, inclusive em trabalhos colaborativos com outros arquitetos e escritórios, na sua maior parte em projetos de arquitetura de interiores e gestão de obras. Com uma relação muito próxima com a arte contemporânea paulistana – artistas plásticos, grafiteiros, designers de moda, entre outros – Sabrina estabelece parcerias com esses profissionais que estimulam seu processo criativo e colaboram para o exercício de uma arquitetura que busca funcionalidade, essência e estética.

https://www.sabrinawernicke.com.br/

https://www.instagram.com/sabrinawernickearquitetura


Tags:



Elite Magazine




Post Anterior

Tierra Patagonia é eleito o quinto melhor hotel resort da América do Sul

Próximo Post

Eletricz possui escola para formação de novos monociclistas





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Tierra Patagonia é eleito o quinto melhor hotel resort da América do Sul

Pela edição 2020 do prêmio World's Best Awards da Travel + Leisure, uma das maiores publicações de viagem dos Estados...

13/07/2020