fbpx

Novidades

As rotas do café dominicano: os melhores passeios para viver uma experiência ecológica e cultural única

Destaques / Gastronomia / Sem categoria / Todos / Viagens / 25/09/2019

Em meio a florestas tropicais, montanhas e rios, inúmeras rotas convidam os turistas a descobrir todas as etapas da produção do renomado café da República Dominicana e ter contato direto com as famílias produtoras

O café é o produto de exportação mais importante da República Dominicana, e também uma das melhores maneiras de vivenciar de perto a natureza e a cultura locais. Seja no norte, no sul ou na região central do país, os passeios por diferentes rotas convidam a visitar as plantações de café, conhecer os processos de torrefação e de moagem, conectar-se às comunidades que o produzem e apreciar degustações deliciosas.
“Visitar algumas das inúmeras rotas do café é uma opção excelente para os visitantes por ser uma experiência que combina aroma e sabor às paisagens naturais incríveis e à cultura dominicana”, diz Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR). “São opções que refletem o foco que temos dado ao turismo sustentável em nosso país”.
O cultivo de café ocupa um lugar de destaque na região central da República Dominicana. Em meio a montanhas, vales, inúmeros rios e vegetação densa, as províncias Hermanas Mirabal e Monseñor Nouel abrigam vários passeios para explorar o plantio, o cultivo e o processamento dos grãos. A rota do Café Atabey, nas colinas do município de Bonao, e a rota do Café Jamao (orgânico), nas colinas de Salcedo, são duas das sugestões.
Ambas contam com trilhas muito diferentes, com vegetação, nível de dificuldade e tempo de trajeto distintos, mas em todas se destacam a beleza natural da região e a possibilidade de estar em contato direto com famílias que se dedicam ao café há gerações. Além de conhecer as plantações de café, as trilhas permitem caminhar entre árvores frutíferas e plantas silvestres, observar as aves ou tomar um banho refrescante em algum dos vários rios.
Na rota do Café Atabay, a uma altitude média de 950 metros, encontram-se as trilhas ecológicas El Higo, no final da qual a comunidade da região vende artesanatos feitos de bambu; El Cafetal, com sua bela plantação à sombra; e El Candongo, que pode ser acessada no lombo de mulas para apreciar vistas panorâmicas incríveis de todo o vale do Bajo Yuna e do vale do Cibao. A rota do Café Jamao é composta pela trilha La Confluencia, onde se unem os rios Jamao e Partido; El Cafetal; e a trilha La Cueva de Los Soños, um trajeto que adentra uma caverna enorme em quase completa escuridão, cheia de estalactites –  imperdível para quem está com bom condicionamento físico.
Na província de Barahona, no sudoeste do país, também há opções de rotas do café para apreciar a colheita, a torrefação e a moagem dos grãos. A trilha do Café Toral é um percurso de uma hora que cruza esta conhecida plantação localizada nas montanhas do município de Polo. Outra boa opção nessa área é visitar Cafeto Madre com os guias locais, combinando essa excursão a um passeio à floresta nublada Cachote. Em Polo também encontra-se a Cooperativa Simona Esmeralda Feliz, onde se pode conhecer a pequena fábrica e seus processos entre os meses de novembro a janeiro.
A região montanhosa de Jarabacoa, com seus rios e paisagens verdes ladeados por densos bosques de pinheiro e montanhas, é outro destino excelente para os viajantes que amam um bom café. A fábrica de Café Monte Alto oferece uma visita completa por suas instalações de produção de café orgânico. Além de mostrar o processo do grão à xícara, o tour termina com a degustação de diversos cafés preparados na cafeteria do local.
Puerto Plata, no norte do país, também conta com tours cafeeiros. No povoado de Cabarete, a Cabarete Coffee Company, fornecedora de café orgânico cultivado à sombra e de acordo com os princípios do comércio justo (fair trade), oferece passeios por várias fazendas de café na região. Enquanto isso, perto da divisa entre Puerto Plata e Santiago fica a trilha Pedro García, que foi reflorestada e renovada para fomentar a produção de café nessa área rica em rios e abraçada pela Cordilheira Setentrional. O passeio dá a oportunidade de torrar, moer e preparar sua própria xícara de café, além de comprar grãos frescos para presentear a família e os amigos.


Sobre a República Dominicana
A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.
Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.
Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/


Tags:, ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Pré-lançamento do W Residences São Paulo

Próximo Post

Hard Rock marca presença mais um ano na Casa Sephora





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Pré-lançamento do W Residences São Paulo

Evento marcou a chegada da bandeira W ao Brasil O lifestyle consagrado no mundo chega ao Brasil. Com produção da agência...

20/09/2019