fbpx

Novidades

Café envelhecido é o mesmo que Café velho?

Destaques / Gastronomia / Todos / 26/08/2020
A técnica de maturação de alimentos é muito popular no universo dos vinhos, queijos e cachaças, mas você já ouviu falar de café envelhecido? Esse é um tema muito discutido no universo dos baristas e apreciadores da bebida, que se dividem entre os que aprovam e abraçam o envelhecimento dos grãos e os que acreditam que a técnica não passa de uma forma de vender café velho.

O lançamento do café de Edição Limitada Master Origins Aged Sumatra, da Nespresso, reacendeu o debate e comprova: café envelhecido não é sinônimo de café velho. Entenda as diferenças e os processos a seguir:
Grãos e Torra


Para iniciar o envelhecimento do café é necessário selecionar variedades que combinem com o processo. Grãos da Indonésia e da Sumatra possuem o perfil ideal para essa técnica, sua baixa acidez e potencial aromático permitem que os grãos adquiram sabores desejados durante a maturação.
Uma torra intensa ressalta as notas especiais causadas pelo envelhecimento. Entre os sabores estão notas de Cedro, especiarias e um toque herbáceo.
Olhar artesanal


Para produzir um bom café envelhecido é preciso levar em consideração uma série de fatores, desde o tipo de grão até o monitoramento correto. No caso do café Master Origin Aged Sumatra, os grãos, colhidos em 2016, são armazenados em sacos de juta permeáveis, onde perdem e ganham umidade durante três anos, seguindo o ritmo da natureza. A cada três meses, esses sacos são abertos para que os grãos fiquem expostos ao ar e sequem de forma uniforme, evitando o mofo e apodrecimento, que caracterizam cafés velhos.
A técnica perfeita


Apenas a combinação do toque do homem com a técnica apurada é capaz de gerar cafés envelhecidos. O café Master Origin Aged Sumatra passa pelo método de processamento giling basah, ou descascamento molhado, que consiste em remover o pergaminho dos grãos enquanto estes ainda estão úmidos, permitindo que sequem com mais facilidade. O resultado traz notas amadeiradas com leve toque de especiarias, além de uma percepção aveludada, ressaltando sabores de cacau e de caramelo doce, ao contrário do café velho, que conta com um amargor indesejado.
Descubra mais sobre os sabores de um café maturado, encontre Master Origins Aged Sumatra nos canais oficiais de vendas da Nespresso – Boutiques, site, aplicativo ou telefone 0800 7777 737 -até o final de novembro ou até quando durarem os destaques.

Sobre a Nespresso

A Nespresso é pioneira em café em porções individuais da mais alta qualidade sustentável. No Brasil desde 2006, conta com 33 Boutiques e cerca de 600 funcionários nas principais cidades do país. A linha doméstica da marca oferece 29 variedades de cafés, além de máquinas e acessórios para uma experiência completa. Já a linha Nespresso Profissional apresenta 15 cafés e máquinas adequadas para estabelecimentos de alta rotatividade, como hotéis, restaurantes e empresas. Por meio do compromisso The Positive Cup™, a Nespresso atua na gestão sustentável do café, do alumínio e em práticas relacionadas ao clima com metas globais até 2020. No Brasil, a marca tem investido no sistema de reciclagem de cápsulas e possui mais de 157 pontos de coleta. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site www.nespresso.com.       

Tags:,



Elite Magazine




Post Anterior

Blue Tree Hotels prevê reabertura de 100% de suas unidades até setembro

Próximo Post

Receitas práticas para aquecer os dias frios





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Blue Tree Hotels prevê reabertura de 100% de suas unidades até setembro

Empreendimentos reabrem sob rigoroso protocolo de segurança e apresentam o sistema de web check-in com reconhecimento facial...

26/08/2020