fbpx

Novidades

Ford Mustang é o esportivo mais vendido do mundo pelo segundo ano consecutivo

Qyon lança a primeira equipe brasileira de aeroesporte do mundo na Sun'n & Fun Aeroespace Expo

A Porsche adota novo processo de produção para o Taycan

Volvo Car Brasil avança entre os híbridos e ocupa mais de 71% entre os modelos plug-in hybrid

Transforme 2021 no ano do autocuidado com dicas de bem-estar do Four Seasons

Porsche mantém sucesso nas vendas no 1° trimestre de 2021

Processo Seletivo da Portland é expandido para todo o Brasil

Península Valdés: voltaram as orcas que encalham de propósito para comer

Land Rover apresenta o Discovery 2021, o SUV familiar versátil, com novo design, mais eficiência e conectividade

Eataly apresenta descontos especiais pós-Páscoa

Emirates reafirma foco no cliente em recentes atualizações de políticas

Estreia mundial online do Audi Q4 e-tron

FIEVER lança sua campanha de inverno21

Audi A6 tem nova versão com premiado motor 2.0 disponível para o mercado brasileiro

Lavvi e Versace Home apresentam parceria no Brasil

Férias com os pets: uma prioridade para os viajantes se divertirem com seus animais de estimação

Votorantim Cimentos aumenta a presença de mulheres na sua Governança Corporativa

Saiba como usar três novos recursos do Galaxy Tab S7 para aprimorar a conectividade e facilitar a rotina

Vivara apresenta nova Coleção Vivara V com Gisele Bündchen

Freixenet sugere drinks com Cavas para o Outono em parceria com o mixologista Alê D’ Agostino

#EstamxsVivxs, da artista Ziza em parceria com Instagrafite, protagoniza a memória e a arte negra em empenas

Arquitetura e Design / Arte / Hobbies / 26/12/2020

#EstamxsVivxs, da artista Ziza em parceria com Instagrafite, protagoniza a memória e a arte negra em empenas

O projeto tem produção e co-curadoria do Instagrafite, hub de arte com atuação mundial que ressignifica as cidades através de artes reflexivas

 

Com mais de 50 laterais de prédios pintadas no Brasil e no mundo ao longo dos 9 anos de experiência nesse tipo de produção, o Instagrafite abraça um projeto especial para a cidade de São Paulo. Pulsante e carregado de histórias, o icônico Minhocão recebe duas novas empenas feitas por artistas expressivos e importantes da nova geração de arte pública, que utilizam a arte para fortalecer a presença dos corpos negros na sociedade. “O Instagrafite busca sempre trazer inovação para a arte pública com camadas que acompanham os contextos contemporâneos, seja através da tecnologia, das temáticas de hoje, do futuro ancestral ou através da curadoria. Fazer parte deste projeto está completamente sintonizado com nosso momento e propósito como empresa”, divide Marina Bortoluzzi do Instagrafite.

Com caminhada consolidada como artista de rua, Ziza recebeu seu devido reconhecimento no mercado este ano, com diversas pinturas realizadas pelo Brasil, participações em lives e com sua profissionalização também pelo WOW (Women on Walls) um programa de capacitação gratuito para mulheres da arte urbana idealizado por Marina Bortoluzzi, a mente feminina da dupla Instagrafite. A artista ganha agora seu espaço no centro da cidade de São Paulo através do projeto que idealizou #EstamxsVivxs com a produtora cultural Valéria Motta. Nesta edição, a iniciativa pretende convidar artistas negrxs para narrar através da arte de empenas, como uma forma de combate ao racismo estrutural que gera desigualdades. “A Ziza disse que tinha o sonho de pintar uma empena em São Paulo, então sonhamos mais alto e convidamos mais um artista para pintar outra empena de forma simultânea e fazer disso algo. Nesse momento chamamos o Instagrafite para produzir o projeto com a gente”, conta Valéria.

Fazendo do sonho realidade, para sua primeira empena em São Paulo, Ziza mergulha na ancestralidade de forma sensível e profunda. A arte traz uma mulher negra enraizada na terra e em suas mãos, um colar de contas azuis, que representa um colar que foi encontrado em escavação arqueológica nas imediações do Cemitério dos Aflitos, localizado na Liberdade. O Cemitério dos Aflitos foi o primeiro cemitério público de São Paulo destinado às populações negras marginalizadas. “Essa mulher/árvore  representa cada uma de nós que estamos na luta antirracista, a nossa base é a terra, a terra é a nossa ancestralidade nela se tornamos resistente para continuar, o disparador dessas empenas foi as contas encontradas na região da Liberdade”, conta Ziza. As cores da arte fazem alusão ao colar, que possuem contas azuis de vidro, o que indica o pertencimento à religião de matriz africana.

O segundo nome desta edição do #EstamxsVivxs é o artista e ilustrador paulistano Thiago Consp. Grafiteiro desde 1999, ele aplica em seus murais técnicas da pintura em tela e se aprofunda na cultura africana.

Em sua nova empena no Edifício Casa do Estudante, no Minhocão, em São Paulo, apresenta uma das artes da série “Estudos Sobre o Silêncio”, que retrata a experiência da vivência negra nascida na periferia de São Paulo e reflete sobre a criação de uma atmosfera hostil que adoece, despotencializa e produz a morte de homens negros. Com a arte, Consp busca ressignificar as marcas do silenciamento negro nas relações cotidianas nos espaços de poder da cidade, gerando um debate sobre a figura do homem negro para além do lugar da violência. “A pintura reflete o protagonismo negro influenciado pela cultura Afropunk, atuando no reforço de sua própria narrativa”, conta Consp.

As empenas de Ziza e Consp, do Projeto #EstamxsVivxs, são financiadas pelo programa MCN (Mês da Consciência Negra) via Secretaria de Cultura de São Paulo.

 

 

https://www.instagram.com/instagrafite/

https://www.instagram.com/soberanaziza/

https://www.instagram.com/consp/






Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Aeroporto de Guarulhos instala soluções com inteligência artificial e medição de temperatura no Terminal 3

Próximo Post

3 dicas de hotéis para o Ano Novo em São Paulo





0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Aeroporto de Guarulhos instala soluções com inteligência artificial e medição de temperatura no Terminal 3

O aeroporto de Guarulhos investiu em tecnologia para identificar casos suspeitos de Covid-19, especialmente com a chegada...

24/12/2020