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Os novos desafios de Fabiano Ruiz, CEO da Freixenet no Brasil

Destaques / Gastronomia / Homepage / Sem categoria / Todos / 10/03/2020

Os novos desafios de Fabiano Ruiz, CEO da Freixenet no Brasil

Por Fábio Martuscelli

Sediada em Sant Sadurní d’Anoia, a 30 km de Barcelona, a centenária e catalã Freixenet conta com sua filial no Brasil há aproximadamente 10 anos. Presente em mais de 150 países, tem mais de 30 filiais pelo mundo e aproximadamente 23 vinícolas nas principais regiões produtoras.
Fabiano Ruiz, hoje CEO da Freixenet no Brasil, nos conta sobre os desafios da empresa e de seu cargo atualmente no país.

– Atribuições de um Diretor Comercial importantes no cargo de CEO
FR: Como Diretor Comercial, você tem objetivos e um número a entregar para a empresa em relação a volume de negócios no Brasil, exportações e metas que você coloca para os importadores. O comprometimento de um CEO envolve mais do que vendas e objetivos financeiros. Com o histórico comercial, você já tem entendimento dessas responsabilidades, mas com a necessidade de ser mais assertivo.

– Rotina profissional e novos desafios assumindo 100% da venda no Brasil.
FR:
Já representávamos 50%, revendendo por 7 anos com um volume já considerável. A partir do momento que assumimos 100% da operação, uma grande mudança na rotina foi visitar os clientes de todos os Estados, antes atendidos por distribuidores e importadores, os aproximando contando um pouco do nosso histórico e novos objetivos da empresa no Brasil para entenderem melhor a importância e confiança que adiciona para os dois lados.

– Hobbies e como estes contribuem para performance profissional
FR: Procuro aproveitar bastante os finais de semana com meus filhos, pois durante a semana dificilmente eu consigo os ver. Levo-os todos os dias de manhã para a escola. Sobre esportes, adoro basquete e treino 2 vezes por semana.

– Maior aprendizado da carreira
FR:
Uma das escolas que tive foi uma multinacional francesa na qual trabalhei por 6 anos, passando por departamentos de marketing, vendas, trade marketing, trabalhando muito com destilados, vinhos e consumidores diferentes, desde os produtos mais populares, à classe média, standard e super premium. Lá eu consegui aprender bastante a entender e conquistar o consumidor, e a utilizar as ferramentas de marketing para alavancar as vendas.

Habilidades cruciais para um executivo ter sucesso
FR: Tive a oportunidade de me aprofundar não apenas em assuntos relacionados ao comercial no departamento de vendas, como também no de marketing. Essa experiência fez com que eu conseguisse enxergar, pensar e antecipar oportunidades para a empresa no Brasil. Alguns desafios como a competição com importadores, regiões de pouca distribuição e pouca relevância em marketing trouxeram uma bagagem que coloco em prática neste momento de alteração de controle dos negócios no mercado brasileiro.

– Contribuição das plataformas digitais para atender a demanda do mercado e público comprador
FR: Com uma estratégia definida, são ferramentas que ajudam bastante empresas que têm regularmente lançamentos de produtos. Trabalhamos internamente para que o passo a passo aconteça na medida e movimento correto, desde o momento da chegada do produto, produção de conteúdos específicos para os brasileiros e seleção de jornalistas e criadores de conteúdos digitais da assessoria de imprensa.

História da Freixenet

Qual o segredo de um bom vinho?
Não há. A terra e as videiras nos dão seu melhor, enquanto nós contribuímos com nossa capacidade de aperfeiçoamento e com nossa experiência e criatividade. A princípios do século XX, Dolores Sala se casa com Pedro Ferrer Bosch, união da que nasceria uma prestigiosa empresa viticultura. Pouco tempo depois, Pedro Ferrer, o filho mais jovem dos donos da propriedade vinícola “La Freixeneda”, começa a exportar uma variedade de vinho espumante que mais tarde receberia o nome de “cava”.
Há mais de 100 anos, na pequena localidade catalã de Sant Sadurní d’Anoia, a família Sala começou a produzir e exportar vinhos de qualidade. O casal formava uma equipe perfeita: Dolores era uma profunda conhecedora de todos os aspectos da produção vinícola, e Pedro, um homem de negócios brilhante e entusiasta. Juntos ganharam popularidade e reputação graças a seus vinhos e espumantes.
Cava
Na Espanha, a produção de Cava, nome regulado como Denominação de Origem (D.O. Cava), se concentra na região de Penedès, ao sul da província de Barcelona. As origens do Cava estão associadas com o esplendor da vinicultura catalã de meados do século XIX e com a ascensão do champanhe no final do século XVIII. No final do século XIX, muitas famílias da cidade de Sant Sadurní d’Anoia começaram a pesquisar o método tradicional ou Champenoise com vistas a sua aplicação às uvas locais. Trabalhando com o instituto agrícola catalão de Sant Isidre e com base em uma série de estudos e testes desenvolveram variedades locais de uva branca. Assim nasceu o Cava, com sua própria identidade distinta entre os vinhos espumantes de qualidade.
A região de Cava tem diversas áreas geográficas, integradas por 135 municípios espanhóis, principalmente no Penedès, na região da Catalunha. Ainda que as uvas da Freixenet procedam de diferentes vinhedos de toda a região, o mais conhecido é o de “La Freixeneda”, onde ainda permanece a casa em que nasceu nosso fundador Pedro Ferrer Bosch, em Sant Quintí de Mediona, onde os extratos calcários e argilosos do solo criam um terreno excelente para a plantação vinícola.
Josep Buján, enólogo da Freixenet
Cada garrafa da Freixenet tem sua própria personalidade e um certo toque pessoal. Toque este que nos propõe Josep Buján, diretor técnico que trabalha em nossas bodegas desde 1980 e que, mantendo em todo momento a qualidade artesanal pela qual são conhecidos nossos vinhos, tem sido o responsável pelo aperfeiçoamento e refinamento dos processos tecnológicos que permitiram que a produção dos cavas Freixenet superassem a marca de 100 milhões de garrafas por ano.


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