fbpx

Novidades

A Regent Seven Seas Cruises apresenta a Volta ao Mundo mais longa em seus 30 anos de história

Palácio Tangará oferece pacotes especiais para um Dia dos Namorados cheio de sofisticação

Amázzoni Gin é apoiadora do Vibra Open Air, maior cinema a céu aberto do mundo

The world's 50 best bars goes on the road as it announces a live ceremony in Barcelona on 4th october

Do Rio a Buenos Aires visitando seis portos: veja a rota do Norwegian Star em dezembro

Bela Vista Cultural aborda o protagonismo da sociedade civil em prol do Meio Ambiente em livro sobre as RPPNs do Espírito Santo

Forbes vai reunir lideranças do agro em evento exclusivo em São Paulo

Só Track Boa aterrissa no novo Green Valley no dia 28 de maio

Foglia: conheça a nova forneria de São Paulo

Noite do 300 Cosmo Square Club com Jack-E

Líder da Aeromexico no Brasil estrela especial de joias

"Felicidades Repartidas", a nova carta de coquetéis do Mitsubá, no Rio de Janeiro

Conheça 5 casas luxuosas nos lugares mais procurados do mundo para viajar

Descubra Milão e a região da Lombardia com o Hotel Principe di Savoia

Com processo inédito de acabamento, Casio anuncia G-Shock Full-Metal ao mercado brasileiro

Hotel Fazenda Suíça Le Canton é eleito um dos melhores hotéis da América do Sul para família

300 Cosmo Square Club recebe o aclamado DJ Jack-E!

Hotel Eden apresenta experiência em Tuscia em colaboração com The Drivers Club

Warung Tour: clássica edição em Campos do Jordão no Corpus Christi está de volta

Pousada Porto Imperial oferece promoção especial em maio

Japan House São Paulo: culinária japonesa é destaque em vídeos com chef telma shiraishi

Destaques / Gastronomia / Todos / 15/06/2021

Inspirados pela 2ª temporada do podcast da instituição, vídeos apresentados por Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, apresentam receitas e ingredientes japoneses

O #JHSPONLINE projeto da Japan House São Paulo que destaca diariamente em suas redes sociais diferentes vertentes do Japão, segue enaltecendo a gastronomia e a história da culinária japonesa. Por isso, apresenta a série de vídeos inspirados na 2ª temporada do podcast da instituição que aborda a riqueza e diversidade em torno do tema, e que relembram episódios marcantes, agora celebrados pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê e Embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa.

Ao todo, quatro programas ficarão disponíveis no YouTube da Japan House São Paulo todas as terças-feiras de junho (dias 08, 15, 22 e 29) e destacarão receitas, ingredientes e possíveis combinações saborosas para quem tem curiosidade em saber mais sobre o assunto. O material que já está no ar faz conexão com o episódio número cinco do podcast e conta sobre os temperos japoneses. Nele, a chef explora a potência e profundidade dos sabores japoneses a partir de ingredientes simples, como é o caso do nabo e de toda a riqueza e delicadeza do caldo base da gastronomia nipônica, o dashi.

No dia 15/07, para relembrar o sexto episódio que trouxe à tona a experiência visual que pode ser proporcionada pela gastronomia japonesa, com empratamentos harmônicos e singulares, no Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 06 – Composição, a chef ensina uma receita de Zaru soba, prato que mais se destaca entre os famosos macarrões frios da culinária japonesa. A massa feita de trigo sarraceno ganha destaque e pode ser combinada com diversos acompanhamentos e molho especial, chamado mentsuyu. Além disso, Telma também irá abordar a respeito da montagem e sua apresentação, passos essenciais para uma boa execução.

Na semana seguinte, dia 22/06, o Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 07 – Chás  e infusões, remete ao sétimo episódio do podcast, no qual os destaques são as variedades dos chás japoneses, visto que o Japão é um dos países que mais consomem a bebida no mundo. O capítulo traz as diferenças entre chá e infusão, características de um bom chá, além da importância de seus detalhes para a cultura japonesa. Pensando nisso, Telma Shiraishi ensina duas receitas inspiradas no Ochazuke, tradicional sopa de arroz com ingredientes variados e chá verde ou dashi. Os preparos salgados são feitos utilizando o chá ou outra infusão, conferindo a essa refeição um delicioso aroma e sabor.

E para encerrar a série de vídeos, no dia 29/06, o Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 08 – Inovação, destaca o último episódio da temporada do podcast, sob tema que se mostrou bastante desafiador, trazendo depoimentos sobre a inovação e o futuro da gastronomia japonesa. Nesse vídeo, então, Telma contribui com a visão particular do que acredita para os próximos passos da culinária nipônica, um porvir que se pauta na sustentabilidade e preparações que não estejam desligadas da tradição, mas que aliam princípios e filosofias japoneses e adicionam ingredientes locais, neste caso, brasileiros. Para isso, ela elaborou um gohan – arroz japonês de grãos curtos – com pinhão cozido, ingrediente marcante na culinária da região Sul do Brasil. O resultado é um prato delicioso e fácil de preparar.

Podcast Japan House São Paulo
A segunda temporada do Podcast Japan House São Paulo traz a temática da riqueza e diversidade da gastronomia japonesa e todo o conteúdo está no YouTube da instituição cultural.  O programa tem apresentação de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição; Luiz Américo Camargo, jornalista, consultor gastronômico e curador do evento Taste of São Paulo e Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori. Para ressaltar a pluralidade desta cozinha, o Podcast apresenta técnicas, detalhes, curiosidades e histórias de Cortes, Fermentação, Cozimento, Tempero, Infusões, Composição/Harmonização e Inovações, sempre com participações exclusivas de chefs e especialistas para ampliar a conversa com diversas perspectivas, em episódios inusitados e dinâmicos.

Conheça Telma Shiraishi
Nascida em São Paulo, mas criada no interior, a chef largou a faculdade de medicina da USP por sentir falta de desenvolver seu lado mais artístico em múltiplos interesses, como flores, arte e animais. Entrou na gastronomia quando começou a fazer jantares e coquetéis para amigos e eventos. Em 2007, abriu o Aizomê, restaurante com uma cozinha equilibrada entre receitas quentes e frias, se fixa em valores autenticamente japoneses, com ingredientes sazonais e locais, e uma filosofia que carrega o omotenashi – referente à hospitalidade de cortesia discreta –, e o mottainai – expressão em japonês que transmite sensação de pesar em relação ao desperdício.

Confira a programação completa dos vídeos com Telma Shiraishi:  

Podcast Ep. 05 – Furofuki daikon, por Telma Shiraishi
Quando: 08 de junho (terça-feira)
Onde: https://youtu.be/uO6J3RfLT0E

Podcast Ep. 06 – Zaru soba, por Telma Shiraishi
Quando:  15 de junho (Terça-feira)
Onde: YouTube da Japan House São Paulo

Podcast Ep. 07 – Ochazuke, por Telma Shiraishi
Quando:  22 de junho (Terça-feira)
Onde:  YouTube da Japan House São Paulo

Podcast Ep. 08 – Gohan com pinhão, por Telma Shiraishi
Quando:  29 de junho (Terça-feira)
Onde:   YouTube da Japan House São Paulo

Episódios 2ª temporada Podcast Japan House São Paulo disponíveis no YouTube da instituição

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 
A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum – o mais alto nível de reconhecimento do programa – concedida a edificações sustentáveis.

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:   
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp


Tags:, , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Renata Spallicci lança série documental

Próximo Post

Le Creuset apresenta garrafas de hidratação exclusivas





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Renata Spallicci lança série documental

Renata Spallicci lança série documental abordando temas como inovação, pluralidade geracional, diversidade e inclusão A...

15/06/2021