fbpx

Novidades

Novo carro de corridas da Porsche para categoria monomarca na linha de partida

Carros / Destaques / Homepage / 08/12/2020

Porsche 911 GT3 Cup, Nürburgring 2020 – Foto: Gruppe C Photography

O novo Porsche 911 GT3 Cup terminou incógnito suas voltas finais: o próximo veículo de competição destinado especificamente à Porsche Mobil1 Supercup e a edições nacionais selecionadas da Carrera Cup está prestes a receber luz verde para a temporada de 2021. Ele é o primeiro carro de corridas baseado no modelo 992 da atual geração do Porsche 911. A sétima geração do carro feito para a Porsche Cup carrega consigo um grande legado: desde seu antecessor de 1990, a Porsche fabricou 4.251 unidades do mundialmente aclamado carro para corridas monomarca. Apenas de seu antecessor mais próximo, 1.410 carros saíram de linha de montagem do 911 em Zuffenhausen: 673 veículos da geração 991.1 e 737 unidades da geração 991.2, lançada em 2017. As especificações técnicas e outras informações do novo modelo serão anunciadas no dia 12 de dezembro.

Porsche 911 GT3 Cup, Nürburgring 2020 – Foto: Gruppe C Photography

O desenvolvimento do novo 911 GT3 Cup começou em meados de 2018, com a definição de como o novo carro de corridas deveria parecer e o que deveria ser capaz de fazer. O que poderia ser aprimorado e que expectativas teriam as equipes clientes? “Foi muito útil trocar ideias em forte cooperação com as equipes de corrida e nossas organizações internacionais das copas monomarcas ao redor do mundo e também fora de nossos próprios campeonatos. Ouvimos atentamente os engenheiros e mecânicos, assim como os pilotos e os chefes das equipes para descobrir o que eles mais gostam do carro atual e o que seria necessário”, declarou o gerente de Produto Christoph Werner. “Fazendo isso, conseguimos uma imagem muito precisa das impressões deles e reunimos um grande volume de informações para podermos definir as prioridades certas para o novo modelo global. Na realidade, isso também se aplica à utilização eventual do veículo em provas de longa duração ou eventos promovidos por clubes”.

Após um ano muito movimentado e várias centenas de peças passando por novos projetos, o “TC01” (Test Car 01) foi completado na metade de 2019. “Após completarmos a primeira carroceria e todos os componentes em nosso Motorsport Centre em Flacht, terminamos o carro no prazo recorde de apenas dez dias junto com a equipe de projetos”, conta o gerente de Projetos Jan Feldmann. “Essa foi uma fase interessante, que demonstra que a equipe de projetos, que foi criada em 2018, trabalha perfeitamente.”

Porsche 911 GT3 Cup, Nürburgring 2020 – Foto: Gruppe C Photography

Enquanto o primeiro protótipo ia direto para o túnel de vento da fábrica, um segundo carro foi enviado para a pista de testes no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Weissach. “Na verdade, o carro deveria rodar apenas alguns quilômetros para uma verificação geral”, conta Feldmann. “Mas acabamos fazendo 30 voltas rápidas com o piloto Klaus Bachler ao volante. Na primeira vez que ele passou por nós a toda velocidade, ficamos todos arrepiados. A primeira experiência foi vencedora. Obtivemos um excelente retorno em informações.”

Após mais quatro dias de testes em Weissach, o “TC01” embarcou para uma tournée europeia: a pista alemã de Lausitzring foi seguida por testes no circuito de alta velocidade de Monza e outras pistas internacionais. “Para nós, foi importante aprender o máximo possível na mais ampla variedade de circuitos, com diferentes características”, explica o diretor técnico Martijn Meijs. “Essas experiências foram incorporadas então ao estágio final de desenvolvimento.”

Na metade de 2020, após vários milhares de quilômetros na pista, o “TC01” passou a ter a companhia de um sucessor: o primeiro veículo de pré-produção saído de Zuffenhausen. “Ele foi produzido na mesma linha de montagem dos outros 911, na sede principal, e era muito semelhante à versão de corrida final”, diz Feldmann. A principal tarefa desse carro de testes foi realizar longas jornadas, inclusive no circuito de Fórmula 1 de Nürburgring. O austríaco Bachler foi acompanhado nos testes por seus colegas alemães Marco Holzer, o recordista de Nordschleife Lars Kern, o tricampeão da Porsche Mobil 1 Supercup, Michael Ammermüller, e o embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister.

Na escolha dos pilotos, quisemos abranger uma ampla variedade de personalidades”, explica Meijs. “Todos eles nos deram informações muito específicas. Como engenheiros, conseguimos ter uma ideia do carro através do que eles dizem.” O retorno dado por Bergmeister soou como música aos ouvidos da equipe de projeto: “Em termos de desempenho, o novo 911 GT3 Cup deu um grande salto à frente – os tempos de volta reforçam isso”, disse o experiente especialista. “Mais uma vez, ele foi aprimorado em todas as áreas – do motor e suspensão à aerodinâmica e os freios, passando pela eletrônica e a ergonomia.”

Após completar todos os testes de desenvolvimento, assim como muitas horas em bancos de testes para componentes, a equipe foi para a Motorsport Arena em Oschersleben para uma verificação final. Nesse estágio, o veículo já era idêntico ao carro de corridas de produção e, mais uma vez, foi discretamente recoberto pela mesma camuflagem nada discreta: uma padronagem psicodélica reproduzindo os contornos de pistas de corrida famosas. Mais uma vez, vários pilotos puderam ter uma experiência profunda do carro em seu último estágio de desenvolvimento.

A equipe de projetos também checou algo a mais em Oschersleben: como as equipes iriam lidar com o novo carro da Cup: “A ideia foi simular um final de semana de corrida completo do ponto de vista de nossos clientes e utilizar o veículo como as equipes fariam – incluindo criando deliberadamente problemas, operações incorretas e cenários de danos”, explica Werner. “Dessa forma, descobrimos alguns detalhes menores que pudemos resolver. Ao mesmo tempo, nossos técnicos do serviço aos clientes nas pistas e Marco Seefried, como treinador estreante na Porsche Mobil 1 Supercup se aprofundaram no conhecimento das funções, operação e dirigibilidade do carro. Isso foi importante para nós. Demos o máximo de nós para estar preparados da melhor forma possível para o lançamento ao mercado do novo 911 GT3 Cup.”

“Depois desse amplo teste de campo, nos asseguramos de que o carro da Cup está pronto para os clientes correrem”, reforça Matthias Scholz, diretor geral de projeto dos GTs de competição. “Voltamos de Oschersleben nos sentindo completamente satisfeitos.”


Tags:, ,



Elite Magazine




Post Anterior

Four Seasons e Paralelo 19 anunciam planos para um novo resort de luxo na Costa do Pacífico do México

Próximo Post

Visit Brussels destaca suas belezas durante festival dedicado à Bélgica





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Four Seasons e Paralelo 19 anunciam planos para um novo resort de luxo na Costa do Pacífico do México

Situado em 800 hectares de paisagem exuberante no estado de Jalisco, o resort e clube de golfe oferecerá serviços e instalações...

08/12/2020