fbpx

Novidades

10 curiosidades sobre o Alentejo, em Portugal

Blue Tree Thermas de Lins recebe paulistanos com segurança no fim de semana prolongado

Hotel Hilton São Paulo Morumbi oferece descontos especiais no Aniversário de São Paulo

Presidente do Grupo Ruby é Laureado em 2021

Entre no clima das Olimpíadas 2021 descobrindo os 5 mitos sobre o sake

Três restaurantes com experiências diferentes para comemorar o aniversário de São Paulo

Encontre objetos do Rei do Rock and Roll no Hard Rock Riviera Maya

Hard Rock Hotel Cancun de frente para o incrível mar do Caribe

A TAG Heuer anuncia sua nova embaixadora: a tenista Naomi Osaka

7 curiosidades sobre a Ilha da Madeira

Cervejas Premium: o porquê atrás da grande tendência

TIFFANY adquire diamante de 80 quilates para confeccionar uma joia inspirada no colar histórico da feira mundial de 1939

Renaissance São Paulo Hotel celebra 467 anos da capital paulista com experiências exclusivas

Aniversário de São Paulo: moradores ganham desconto no Hopi Hari

Wyndham Olímpia tem feriados de verão para toda a família

Grand Hyatt Rio de Janeiro apresenta pacotes para o verão

Alertando sobre os padrões físicos das redes socais e exaltando a beleza real, Ju Ferraz lança seu primeiro filtro facial no Instagram

Com o turismo familiar em alta, Caldas Novas (GO) é opção com diárias a partir de R$ 461 na baixa temporada 2021

Emirates é uma das primeiras companhias aéreas do mundo a testar o IATA Travel Pass, plataforma digital com informações atualizadas sobre teste e vacina da COVID-19

Turismo brasileiro: dicas de hotéis para curtir com a família

Os sabores inesquecíveis da Ilha da Madeira

Gastronomia / Todos / Viagens / 02/12/2020

As delícias do destino português que conquistam paladares do mundo todo

A Ilha da Madeira, território português situado em meio ao Oceano Atlântico, é um destino turístico que mexe com os sentidos. Não só é um lugar com cenários deslumbrantes, aroma de maresia, sons da natureza viva e do mar quebrando na costa, como também conta com uma gastronomia deliciosa e inesquecível.

É impossível viajar para a Madeira e não ser completamente conquistado pelos pratos tradicionais, que vão desde os deliciosos peixes e frutos do mar abundantes na região até complementos frescos e variados da natureza vulcânica da ilha.

Para conferir as delícias da Madeira, você pode conferir a lista abaixo ou assistir ao vídeo abaixo:

Peixes e frutos do mar
Quando o assunto são peixes e frutos do mar, as opções são inúmeras. Podemos dizer que os mais famosos são o peixe-espada-preto, o atum e as lapas, um tipo de molusco.

peixe-espada-preto, disponível em poucos lugares do mundo, é extremamente popular na Madeira. Costuma ser temperado com alho, suco de limão e pimenta e servido com banana ou molho de maracujá, sabores que contrastam deliciosamente com as batatas cozidas que os acompanham. As ovas do peixe também podem ser consumidas cozidas ou fritas, servidas com molho vinagrete.

Por sua vez, o atum é cortado em bifes, temperado com sal e marinado no “molho de vilão”, que leva vinagre, azeite, alho, orégano e pimenta. O acompanhamento perfeito são cubos de milho fritos para balancear o sabor da carne.

Já as lapas, um dos pratos mais apreciados da Madeira, são entradas ou petiscos de uma refeição. Grelhadas em sua própria concha, temperadas com alho e servidas ainda quentes, são salpicadas com manteiga e ganham um toque de limão. Um sabor inesquecível!

Para os carnívoros
Para os mais carnívoros, a melhor pedida é a espetada, como é chamado o tradicional churrasco da ilha. Muito popular principalmente em dias de festa, este prato consiste em cubos de carne bovina temperados com alho, sal grosso e louro, que são espetados em galhos de loureiro e assados em brasa até chegar a um ponto macio e suculento.

Outra opção é a carne vinha d’alhos, uma carne marinada em vinho, alho, cebola, sal e outros temperos durante mais de 24 horas, que pode ser comida em restaurantes ou na rua, servida no pão.

As sobremesas
Entre as sobremesas mais cobiçadas da Madeira está o bolo de mel, que contém mel de cana, cidra e nozes em sua receita. Preparado especialmente em 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, ele é muito consumido durante as festas de fim de ano. Mas a receita dura por muito tempo e se mantém deliciosa o ano todo!

Outro doce muito famoso é o pudim de maracujá. Diferente da versão brasileira, este doce é preparado com maracujá roxo, gelatina, leite condensado, natas e açúcar. O resultado é um doce familiar, mas, ao mesmo tempo, único, já que tem o toque das frutas de solo vulcânico.

O pão tradicional
Como entrada, é comum encontrar o tradicional pão madeirense, que é conhecido, na verdade, como bolo do caco. De formato redondo e achatado, sua massa crocante por fora e macia por dentro é assada sobre uma pedra chamada de caco – o que explica o nome! É servido ainda quente, com manteiga de alho e salsa.

As bebidas
Não podiam faltar as bebidas típicas que acompanham os pratos madeirenses! Uma das mais conhecidas é o vinho Madeira, um vinho fortificado de tradição centenária. Normalmente servido como aperitivo e digestivo, tem alto teor alcoólico e seus diferentes processos de maturação, em geral, utilizam temperaturas mais altas no processo de envelhecimento do que os vinhos comuns.

Outro drink muito famoso na ilha é a poncha, preparada com suco de limão, mel e aguardente de cana (similar à cachaça brasileira). Assim como a nossa caipirinha, a poncha já ganhou outras versões além do limão, como maracujá, laranja e tangerina. Além disso, é possível encontrá-la não só em bares e restaurantes, onde é preparada na hora, mas também engarrafada e pronta para beber.


Tags:,



Elite Magazine




Post Anterior

Abbraccio e Stella Artois anunciam lançamento de Panettone Salgado

Próximo Post

Salvatore Ferragamo revela os novos modelos de óculos de sol





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Abbraccio e Stella Artois anunciam lançamento de Panettone Salgado

Em edição especial, novidade pode ser encontrada desde 1º dezembro e fica disponível por tempo limitado A época do Natal...

02/12/2020