fbpx

Novidades

República Dominicana apresenta o sucesso das ações de combate ao coronavírus

Destaques / Homepage / LifeStyle / Negócios / Todos / Viagens / 16/06/2020

Durante webinar promovido pelo Ministério de Turismo, o destino mostrou aos operadores de turismo do mundo todo como obteve êxito na contenção da pandemia

Em um webinar organizado pelo Ministério de Turismo da República Dominicana, em parceria com a Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana (ASONAHORES), o destino caribenho exibiu todas as medidas tomadas pelo governo para controlar efetivamente a pandemia de coronavírus, que tornaram a República Dominicana um caso de sucesso em âmbito regional. Apresentado pelo Dr. Amado Báez, diretor executivo do Comitê Presidencial para Emergência e Gestão Sanitária, o objetivo da apresentação foi demonstrar as ações implantadas e incentivar os operadores de turismo a retomarem o início da comercialização do destino aos viajantes.

“O sucesso da resposta dominicana ao coronavírus reside em três fatores fundamentais: a integração público-privada nas medidas implementadas, o desenvolvimento estratégico e operacional em âmbito local e a implantação inteligente de soluções tecnológicas”, comentou Báez. O profissional é especialista em saúde pública, emergencial e intensiva e, como assessor presidencial em temas de saúde, coordena as ações de prevenção, tratamento e seguimento do coronavírus.

Durante o webinar, o diretor executivo mencionou que o Modelo de Valor Público em Crise, que capitaliza sinergias público-privadas do setor de saúde e outros, realizou os primeiros testes na província de Duarte, a 140 quilômetros da capital, Santo Domingo. No início da pandemia, o local registrava a mais alta taxa de contágio e mortalidade. Após 14 dias da execução do modelo, no entanto, a epidemiologia começou a mudar e, hoje, Duarte será a primeira província da República Dominicana livre do coronavírus.

“Para aqueles que estão considerando visitar a República Dominicana, eu diria que os sacrifícios que enfrentamos demonstram a seriedade com a qual o governo e o povo assumiram a contenção do vírus; e o resultado que vemos é um controle epidemiológico, o achatamento da curva e a segurança para todos os que nos visitam. Nosso sistema de saúde está perfeitamente preparado para atender qualquer eventualidade durante a viagem, relacionada ao coronavírus ou não”, acrescenta Francisco Javier García, Ministro do Turismo.

O sistema de saúde dominicano tem demonstrado sua capacidade para enfrentar o Covid-19, já que a utilização de plataformas tecnológicas e de informação evitam a sua saturação e funcionam com uma excelente resposta aos cidadãos. Além disso, por meio do Centro de Fusão de Inteligência Epidemiológica são geradas soluções que integram modelos matemáticos e inteligência artificial em processos que vão desde avaliações epidemiológicas e relatórios de testes até alocações de recursos de capacidade hospitalar.

Para isso, foi fundamental a utilização de recursos tecnológicos, como plataformas de dashboard com modelos preditivos que permitiam o mapeamento preciso usando inteligência artificial, incluindo com geoposicionamento, permitindo assim entender como avançava a pandemia em cada uma das áreas do país e conter a propagação do vírus.

Também foi desenvolvido o aplicativo COVID-RD, que permite visualizar dados sobre o vírus no país, informar sintomas e conhecer em tempo real os boletins do Ministério de Saúde Pública. Este app foi integrado a um sistema de rastreamento de contatos criado pelo Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT, da sigla em inglês), que possibilita fazer uma implantação rápida e inteligente de recursos e prevenção adequada.

Sendo assim, os turistas que desembarcarem no destino serão convidados a baixarem o app, que funcionará como um passaporte em que, por meio de um QR Code, o visitante poderá relatar sua condição e ter acesso a uma série de serviços e informação. Esta solução opcional fortalece a segurança aos viajantes e contribui para uma experiência mais tranquila.

“Como indústria hoteleira, nossa prioridade sempre foi o bem-estar daqueles que nos visitam, e continuamos reforçando nossas medidas de segurança sanitária em preparação para a reabertura ao turismo internacional a partir do próximo 1º de julho, a fim de oferecer maior tranquilidade aos visitantes”, informou Paola Ranieri, presidente da ASONAHORES.

O webinar contou ainda com a participação dos representantes da Mayo Clinic, instituição que colabora com a República Dominicana em relação a processos de qualidade e certificações em diferentes áreas, além de Maribel Rodriguez, vice-presidente do Senior del World Travel & Tourism Council, que destacou a importância das ações de controle sanitário.

Sobre a República Dominicana

A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.

Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.

Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/.

Sobre a ASONAHORES

A Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana (ASONAHORES) é uma entidade sem fins lucrativos que agrupa a todos os players do setor privado da indústria turística no país. Realiza ações reunindo órgãos públicos e privados para impulsionar o desenvolvimento de turismo como um dos setores fundamentais da economia.

Conheça mais em www.asonahores.com e nas redes sociais Instagram e Facebook @asonahores e no Twitter @asonahores1.


Tags:, ,



Elite Magazine




Post Anterior

Aprenda receita de Penne com mix de cogumelos

Próximo Post

Quickly Travel ganha menu especial do Aizomê para celebrar dia da Imigração Japonesa, no próximo 18 de junho





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Aprenda receita de Penne com mix de cogumelos

Que tal aproveitar o início da semana para experimentar uma receita diferente? Colocar novos hábitos em prática é uma iniciativa...

16/06/2020