fbpx

Novidades

Philippe Starck reforma o restaurante Le Dalí do Hotel Le Meurice

Destaques / Gastronomia / Homepage / Todos / 20/05/2016

Le Dalí, o restaurante do luxuoso Hotel Le Meurice, membro da Dorchester Collection, é um lugar único, no qual o espírito de elegancia e descontração reina.

Um lugar genuinamente parisiense e aconchegante. Philippe Starck já deixou sua marca em 2007 e deu início agora a uma segunda experiência estética no restaurante. Como se fosse para responder a si próprio Dalí disse : “Toda a minha vida é determinada por duas idéias conflitantes: a parte superior e a parte inferior”, o designer Philippe mergulha nessas profundezas do espaço, tanto vertical como horizontal. O novo tapete desenhado por sua filha Ara ecoa sua imensa tela através do teto. Ambas as obras distorcem a realidade: o teto sobe e o chão afunda nas formas sinuosas de uma cripta, como as circunvoluções do cérebro

No fundo da sala, um grande espelho levemente inclinado cria uma fuga inesperada do olhar público. A iluminação nas 16 colunas cercam o espaço, que introduz uma luminosidade vertical que se estende na sala. Trabalhada com cobre e coberta por abajures em seda natural de cor clara, todos eles possuem uma grande gota de polímero que capta a luz. Esta verticalidade é consequência do fluxo horizontal das mesas. Seus finos Arabescato, mármore branco acinzentado, são iluminados gerando uma brilhante magia.

Através de algumas dicas cuidadosamente espalhadas, Philippe Starck também constrói uma ponte estética entre Le Dalí e os espaços no entorno. O elemento de cobre rosa no centro da sala funciona como um espelho simbólico, um convite para o restaurante gourmet em que este material é usado extensivamente. Da mesma forma, o bronze circundando a “mesa das quatro estações” lembra os espelhos da Galerie Pompadour.

O designer também teve o cuidado de preservar os laços sutis com o espírito do Salvador Dalí que permeia o lugar: a cadeira Swan e a cadeira de balanço, por exemplo, ainda estão lá. Mas clássicos também merecem reinvenção: Philippe Starck criou cadeiras cobertas de lona desenhadas por Ara Starck.

Philippe Starck

Philippe Starck é um aclamado criador francês, designer e arquiteto. Sua profunda compreensão das mutações contemporâneas, determinação de mudar o mundo,  preocupação preventiva nas implicações ambientais, o seu amor por idéias,  desejo de defender a inteligência da utilidade – e a utilidade da inteligência – tem auxiliado a sua criação icônica após . De produtos de uso diário, tais como móveis e espremedores de limão, para iates mega revolucionários, moinhos de vento individuais à bicicletas elétricas, ou hotéis e restaurantes que almejam ser maravilhosos, estimulantes e lugares intensamente vibrantes. Este cidadão incansável e rebelde do mundo considera seu dever de partilhar a sua visão ética e subversiva de um planeta mais justo e cria lugares não convencionais e objetos cuja finalidade é incorporar a generosidade primeiro, e depois a beleza. Philippe Starck e sua esposa, Jasmine, passam a maior parte de suas vidas no ar ou no “meio do nada”.


Tags:, , , , , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Desvende os segredos e o sabor da culinária do Ponta dos Ganchos

Próximo Post

Festa “Taittinger Universe” lota o Iate Clube de Santos, em São Paulo





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais histórias

Desvende os segredos e o sabor da culinária do Ponta dos Ganchos

O período que marca o final da Temporada de Verão promete grandes surpresas aos hóspedes.  Experiências gastronômicas...

20/05/2016