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Mercado de fragrâncias de luxo registra crescimento acelerado na América Latina

Mercado de fragrâncias de luxo registra crescimento acelerado na América Latina
Mercado de fragrâncias de luxo registra crescimento acelerado na América Latina

O mercado de fragrâncias de alto luxo na América Latina está experimentando um crescimento excepcional, impulsionado por uma série de tendências e mudanças no comportamento do consumidor, de acordo com os dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.

A performance acelerada desse mercado é evidente em países como Brasil, México, Argentina, Chile e Peru, com um crescimento médio de 58% em valores de janeiro a maio de 2024, o que representa uma expansão 20% mais rápida do que a média da categoria. Um dos principais fatores por trás desse aumento é o comportamento do consumidor aspiracional, disposto a investir em produtos de alta qualidade e experiências diferenciadas de compra. A ascensão de hashtags e marcas de luxo no TikTok, como a #quietluxury inspirada na série “Succession”, da HBO, tem desempenhado um papel significativo ao ampliar a influência do mercado de fragrâncias e cosméticos entre consumidores que buscam ingressar no universo do luxo.

No caso específico do Brasil, a pandemia da COVID-19 acelerou o desenvolvimento desse mercado, com restrições de viagem levando os consumidores a procurarem mais opções internas. Isso resultou em um aumento notável da participação de vendas de fragrâncias de alto luxo, atingindo 6% em 2024. Além disso, o país viu a entrada de mais de 20 novas marcas durante os últimos 5 anos, com um claro movimento em direção a produtos mais exclusivos e preços mais elevados e aumento no preço médio de R$ 448 em 2019 para R$ 1057 em 2024.

"Observamos uma forte tendência de “premiumização”, com o lançamento de produtos de maior valor agregado, como perfumes masculinos de alta concentração", observa Ana Seccato, diretora comercial da Circana. "Esse movimento reflete não apenas a evolução do mercado, mas também o interesse crescente dos consumidores latino-americanos por produtos exclusivos e diferenciados", completa.

O México, por sua vez, destaca-se como um mercado historicamente desenvolvido para fragrâncias de prestígio, beneficiado pela sua proximidade com os Estados Unidos e uma distribuição consolidada de marcas de luxo. Na Argentina, a abertura da primeira loja da marca Creed na América Latina é um indicativo do potencial crescente da região.

Nos Estados Unidos, considerando um levantamento realizado entre os meses de fevereiro e abril, o segmento de beleza, com a categoria de luxo, foi o único que conseguiu manter crescimento em dólares, registrando um aumento de 6% em comparação com o ano anterior. Enquanto isso, acessórios, sapatos e roupas de luxo apresentaram decréscimo. O principal driver para este resultado foi a performance da categoria de fragrâncias, que cresceu duplo dígito tanto em dólares quanto unidades.

Sobre a Circana

A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.

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