fbpx

Novidades

Four Seasons lança roteiro inédito pela Ásia e apresenta viagens para 2024 a bordo de seu private jet

RÉVEILLON 2K23 PRIVILÈGE BÚZIOS: Alok, Claptone, Mochakk, Illusionize, KVSH, JØRD e Dubdogz marcam uma maratona de festas.

MINI John Cooper Works - Pat Moss Edition chega ao Brasil com visual exclusivo e limitado a 15 unidades

Fim de ano no Tivoli Ecoresort Praia do Forte é celebrado com atrações exclusivas e muita festa

Icônica aeronave A380 da Emirates volta aos céus de Perth a partir de 1 de dezembro

Audi RS 6 comemora 20 anos: descubra vinte curiosidades deste ícone da esportividade

Serandipians reúne a crème de la crème do turismo mundial em Marbella

Uma experiência ÚNICA: 5 motivos pelos quais você não pode perder a festa SINGULAR, no dia 19 de agosto

Filhos de Gilberto Gil e Caetano Veloso se apresentam em show inédito no Bar Brahma

Bahamas: um destino de fácil acesso sem visto

Navio Costa Firenze, da Costa Cruzeiros, reúne ampla diversidade gastronômica

Pandora apresenta coleção que celebra laços eternos de amizade

La Martina celebra o lançamento de sua primeira loja no Brasil

Green Valley retorna à Gramado neste final de semana

Villa Raphael lança quarto Premium com piscina privativa em frente à praia da Ferradura, em Búzios

Lançamento Bunny by Kamila Coelho e Bday Alessandra Cozzi

Emirates investe mais de US$2 bilhões para aprimorar a experiência do cliente a bordo

Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana promove jantares a quatro mãos durante Rio Gastronomia

Dia de Combate à Poluição: consumo de alimentos locais diminui emissão de poluentes

Nespresso patrocina evento gastronômico Taste São Paulo Festival 2022 e oferecerá experiências exclusivas em estande sustentável

Quarta geração da família Kassab inaugura restaurante árabe em Campinas

Destaques / Gastronomia / Todos / 09/05/2022

Al-Kassab abriu as portas para o público no dia 4 de maio.
Nome leva as iniciais dos patriarcas da família.

Em 1972 Leila e Álvaro Kassab tiveram o último dos sete filhos. Também foi o ano em que, para ajudar no orçamento doméstico, Leila começou, com a ajuda dos filhos, a preparar em casa as receitas árabes que se tornariam referência para diversos restaurantes. Entre eles o Arabesk, que funcionou entre 1987 e 1993 e ainda é lembrado pela excelente culinária que servia.
Cinquenta anos depois do início de uma caminhada repleta de sabores surpreendentes e uma cozinha afetuosa, Gabriela e Maurício Mondelli Kassab, dois dos 17 netos dos patriarcas, inauguram o Al-Kassab, no distrito de Barão Geraldo, um espaço destinado à memória culinária da família, tanto pelas especialidades árabes, quanto pelo cardápio brasileiro da hora do almoço. O local é uma celebração da boa mesa e da hospitalidade, na melhor tradição da família Kassab.
O restaurante está localizado na Av. Dr. Romeu Tórtima, 485, Jardim José Martins, em Campinas, e funcionará para almoço de terça-feira a domingo, das 11h30 às 15h, e para o jantar das 19h às 22h, de terça a sábado.
No almoço será servido buffet variado de comida brasileira com valor fixo cobrado por pessoa, que poderá se servir à vontade. No jantar os clientes contarão com opções à la carte da culinária árabe, entre eles a seleção de salgados especiais, como as esfihas de Baalbek (com recheio de cordeiro e especiarias), opção vegetariana composta de verduras, além das clássicas versões de carne e ricota. Também fazem parte do menu, receitas consagradas como os charutos de folha de parreira e repolho, kafta, arroz Bi charie (com castanhas variadas e macarrão cabelo de anjo), pastas de grão de bico, berinjela e pimentão, além dos cortes de carne grelhados na brasa.

Sobre a Chef Gabriela Kassab
Formada em Relações Públicas, Gabriela Mondelli Kassab, 24 anos, será a responsável pelo conceito gastronômico do restaurante al-Kassab, com especial ênfase às especialidades árabes. Dona de um dom natural para a combinação de temperos e uma grande fidelidade às preparações carregadas de história, Gabriela também se beneficia, pelo lado materno, das tradições culinárias das famílias italianas Zuppo e Mondelli, apaixonadas pela boa mesa — e da influência do seu avô, Mario Mondelli, que foi um professor e tanto. Toda essa experiência prática, plena de vivências muito particulares, foi enriquecida pelas viagens internacionais que Gabriela fez, quando conheceu de perto a gastronomia do Líbano, da França, da Itália e dos EUA.
Intuitiva, mas sempre ligada ao conhecimento e à tradição, Gabriela divide a autoria do menu do almoço, servido em sistema de bufê, com Dalva Pinheiro de Almeida, chef conhecida e talentosa, com uma carreira de êxitos, e que trabalhou com a família Kassab por mais de dez anos.
Versátil e criativa, Dalva conhece profundamente a cozinha árabe e domina, com habilidade, o uso de ingredientes frescos de acordo com as safras, além de métodos de cocção que valorizam as propriedades dos alimentos e resultam em receitas leves, nutritivas e de grande sabor. Com saladas, guarnições, pratos principais e sobremesas, o almoço do al-Kassab é um encontro entre a mesa brasileira e as cozinhas de influência que fazem parte da alimentação cotidiana do país.
Para o cardápio à la carte, servido no jantar e no almoço, Gabriela selecionou clássicos que consagraram Dona Leila Kassab como uma cozinheira sem igual e uma anfitriã célebre: pratos da culinária sírio-libanesa, preparados com o mesmo capricho, atenção e fidelidade à tradição.
Mas também há espaço para novas receitas, como as deliciosas esfihas de Baalbeck, o sanduíche shawarma em versões clássicas e o hambúrguer de kafta, que vieram para somar ao elenco de preparações consagradas de uma culinária que faz parte da mesa brasileira há mais de 120 anos.

Sobre Mauricio Kassab
Formado em Relações internacionais, Mauricio Mondelli Kassab, 26 anos, é o responsável pela orientação do projeto e o conceito funcional do al-Kassab, bem como pela direção administrativa e de marketing do restaurante. Fã e especialista em churrasco, ele é apaixonado pela boa mesa pelos mesmos e bons motivos que sua irmã e sócia, Gabriela: uma convivência intensa e diária com a culinária de qualidade, que tanto pode ser árabe, italiana ou o trivial brasileiro que todos mais gostam.
A vivência como estudante, fora do Brasil, e as viagens para outros países, como o Líbano e a Inglaterra, também deram a Maurício conhecimento e suporte para definir o formato, o conteúdo e o funcionamento do projeto, bem como de ações futuras, relacionadas à parte técnica da produção dos vídeos para as redes sociais.

restaurante árabe da família de Laura Kassab em Campinas

Gabriela e Mauricio Kassab

Uma dupla de três
Gabriela e Maurício tiveram e têm excelentes professores: seus pais, Valéria Mondelli e Maurício Kassab, amam cozinhar e amam receber. É claro que tamanha influência resultou no projeto do al-Kassab. Primeiro, como um desejo de reunir reminiscências e sabores perdidos ou esquecidos. Depois, para manter a família Kassab como ela jamais deixou de ser: unida em torno de valores e sabores, em uma mesa em que o respeito pelos alimentos e a correção culinária são tradições seculares.
Chamado para dar alguns “palpites oficiais”, Fernando Kassab, jornalista e apresentador, tio de Mauricio e Gabriela, é parceiro dos sobrinhos em um projeto nas redes sociais, depois de quase 25 anos de EPTV, tempo em que apresentou diversos programas e quadros, vários deles sobre gastronomia.
Com a inauguração do al-Kassab, o trio tem agora a oportunidade de transformar a experiência do trabalho em conjunto em algo maior, uma extensão da sala de estar “digital”, trazida para a realidade com tudo aquilo que a família Kassab tem a oferecer: ambiente único, experiência exclusiva e com sabores consagrados, um serviço diferenciado e uma alegria maior: a de poder oferecer tudo isso a cada pessoa, como se ela estivesse comendo em sua própria casa. Fernando Kassab também assina o design e as mensagens dos jogos americanos de mesa, e a embalagem da Dúzia de Treze, um produto criado por Gabriela e Maurício para homenagear os avós e sua célebre hospitalidade.


A Dúzia de Treze
Leila e Álvaro Kassab eram anfitriões reconhecidamente generosos. Recebiam com extrema correção, mas de um jeito simples, informal, carinhoso. Seus hóspedes, fossem parentes ou amigos, sempre os viram como pessoas cuja generosidade desconhecia limites.
Um simples café em casa dos Kassab era sinônimo de capricho: toalhinhas de crochê ou linho, bolos sublimes, biscoitos e bolachas caseiras. E o pão sírio, inigualável, cheiroso, macio e irresistível: durante toda a vida, a casa da família teve o aroma da secular combinação do alimento básico da dieta humana.
Para lembrar tamanha herança de carinho e amor, deixada por seus avós paternos, Gabriela e Maurício criaram A Dúzia de Treze, uma embalagem de tecido (algodão), com treze unidades da delícia que alimenta a família há seis décadas.
Os clientes que optarem por esta versão “estendida” ganham o pão extra e uma embalagem que é perfeita para acondicionar pães em geral, e o pão sírio em particular. Também contribuem para a redução do consumo e descarte de material plástico, o uso da água e de produtos de limpeza.


Tags:, , , , ,



Elite Magazine
A Revista Elite há 18 anos cria e acompanha as tendências do mercado de luxo.




Post Anterior

Do jazz ao pop rock, Zillis Bar Lounge & Restaurante apresenta nova curadoria musical para inspirar as noites de quintas e sextas-feiras

Próximo Post

SEEN São Paulo apresenta cardápio exclusivo para o Dia dos Namorados





Você também pode gostar de



0 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Mais histórias

Do jazz ao pop rock, Zillis Bar Lounge & Restaurante apresenta nova curadoria musical para inspirar as noites de quintas e sextas-feiras

Um dos hotéis mais procurados em São Paulo para hospedagem, o Bourbon São Paulo Ibirapuera Convention Hotel, tem a localização...

09/05/2022