Localizada entre Paris e Lyon, a região de Borgonha é um ponto turístico muito famoso entre os apreciadores de vinho por ser conhecida como uma das mais importantes regiões francesas para a vinicultura.
Grande fã do enoturismo, a influenciadora Lari Duarte esteve no país recentemente, na cidade de Borgonha, e desfrutou de uma viagem pautada em vinhos e gastronomia. Por isso, a convidamos para compartilhar suas dicas sobre o local. Confira:
Restaurante Hostelerie Cèdre & Spa
Ficamos hospedados no Hostelerrie Cèdre, que é um hotel incrível e tem um restaurante premiado com uma estrela Michelin, que é aberto aos não hóspedes. O restaurante é muito aconchegante e a comida deliciosa, faz jus ao prêmio.
Maison Joseph Drouhin
A sede da renomada marca de vinhos é o passeio perfeito para conhecer a adega que fica embaixo da cidade de Beaune. Adorei conhecer a casa, que tem uma arquitetura rústica e antiga, além do aprendizado sobre os vinhos e a melhor parte: a degustação.
Maison du Colombier
O bar à vin foi super recomendado durante a viagem, então fiz questão de conhecer antes do jantar. O local é muito especial, a fachada já encanta com seu aspecto de castelo e surpreende ainda mais ao entrar. Confortável e aconchegante pela luz baixa, você pode se reunir com os amigos e tomar um vinho nos sofás do bar – achei bastante intimista!
La Garaudière
Também indicado enquanto estávamos pela cidade, jantamos no restaurante La Garaudière, que é referência em pratos com carne de caça, muito comum na região. O chef prepara as carnes numa grelha em frente as mesas – é praticamente um churrasco à la français.
Domaine Jean-Noël Gagnard
Uma das coisas que mais adorei visitar foi a vinícola familiar Jean Noël Gagnard, onde o dono nos recebeu e antes da degustação explicou todas as etapas do processo de produção e terras da região. Foi uma experiência incrível!
Maison Lameloise
O restaurante centenário também é premiado com estrelas Michelin e conta com um cardápio clássico da culinária francesa. A apresentação dos pratos é impecável, pura arte. O restaurante nos ganhou no visual e no paladar.
Châtillon sur Chalaronne
O Châtillon sur Chalaronne é um mercado aberto, que acontece aos sábados. Adoro essas feirinhas porque você pode experimentar os queijos e comidas locais, e claro, comprar algumas opções e trazer um pedacinho de Borgonha para casa.
Clos de Vougeot
O Clos de Vougeot é um dos maiores vinhedos murados de Borgonha. Atualmente, são mais de 80 proprietários, mas tudo começou durante a Idade Média, quando os monges desvendaram quais terrenos produziam os melhores vinhos e, para delimitar alguns, levantaram pequenos muros de pedra.
Acho super bacana essa oportunidade de aprender sobre a história local que visitamos ao mesmo tempo que curtimos a viagem.
Vosne Tasting Club
Achei surpreendente e característico ter um clube do vinho em Dijon, já que estamos acostumados com clubes de livro, por exemplo. A degustação foi maravilhosa, conhecemos vinhos deliciosos.
Tags:Borgonha, França, Lari Duarte, Pop Communication