De 25 de fevereiro a 1º de março, o S.O.M. Festival elevou o nível dos festivais brasileiros com uma experiência de fato única e surpreendente para as diversas pessoas que decidiram se reconectar no paraíso de Trancoso, na Bahia. Evidenciando ainda mais a conexão da vila com a música eletrônica em um formato boutique, o carnaval de 2022 foi palco da primeira edição do festival que veio para ficar. Baseando-se nos pilares música, gastronomia, arte, wellness e legado, o festival apresentou uma programação única e exclusiva, misturando características da comunidade local com aspectos da “cidade grande”. O evento foi inesquecível e já tem data marcada para 2023: de 17 a 21 de fevereiro.
No S.O.M 2022, mais precisamente nos dias 26 a 28 de fevereiro, as atividades de wellness despertaram o dia na Bahia em um cenário paradisíaco na praia de Itapororoca, proporcionando bem-estar com experiências revigorantes de conexão com a natureza. Diversos profissionais comandaram tais atividades. Natália Magalhães, responsável por todo o suporte energético com a energia Reiki, trabalhou a atmosfera energética do festival com as experiências corporais e sensoriais vividas durante os três dias de festival no Fasano, na Floresta do Teatro L’occitane e no Fly Beach Club. Estavam presentes também Amber Joy Rava, responsável pelo ritual de abertura com o elemento fogo de purificação e transmutação; Isabela Carvalho e Inês Rodrigues, com as práticas de Yoga; Meditações com Donna Rachel e Carol Fusco; Sound Healing com Gabriel Guedes; Cerimônia do Cacau e Ecstatic Dance guiadas por Beatrix Cacao e Amber Joy Rava; Cerimônia do Rapé e Roda de cantos indígenas com os indígenas Pataxós e a apresentação Os Orixás – O Sagrado em Nós, que foi comandada por Amber Joy Rava, Beatrix Cacao e Zanco Junior.
A promessa de levar todos a provocação máxima de seus sentidos foi cumprida em todas as experiências. A começar pela inesquecível jornada gastronômica, que contou com o jantar da terra ao mar, na sexta-feira, uma experiência no Restaurante Cacau e uma exposição de arte surpreendente. A apresentação da comida e os sabores locais deixaram tudo ainda mais mágico. Além dessa experiência, o festival finalizou sua programação com a feijoada de encerramento no Quadrado, contando com a tradicional culinária da Glória – chef conhecida na região por sua gastronomia baiana e única -, além, é claro, de mais uma exposição artística e regional para marcar os corações e memórias que ali passaram.
Exaltando a experiência proporcionada pelo S.O.M. Festival durante os cinco dias de carnaval, a médica veterinária e modelo Marcela Melo declarou:
“Achei diferente de qualquer outro festival no Brasil. Regado de demonstrações artísticas, gastronomia brasileira que homenageia e valoriza nossa cultura. Da batucada e capoeira à feijoada, nosso prato típico e mundialmente conhecido. Liberdade de expressão, senti que poderia ser o que quisesse ser, e fui! A valorização da nossa culinária local foi enorme. Quanta maestria nos pratos do menu oferecido no welcome no restaurante O Cacau! Peixes e frutos do mar extremamente frescos, além da culinária baiana representada por vários pratos e o famosíssimo acarajé”.
Ficou nítido a transformação das pessoas do primeiro para o último dia, provando que o S.O.M. Festival tocou o corpo, a alma e a mente dos convidados vindos de diversas partes do Brasil e de mais de 10 diferentes países em um dos destinos mais encantadores da Bahia. O carnaval de 2022 inspirou, uniu, encantou, revigorou, equilibrou e transformou a todos. Saudade e ansiedade ficam registradas para o novo encontro nos dias 17 a 21 de fevereiro de 2023.
Tags:E Music Relations, eventos, festival, música, SOM Festival, Trancoso